Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mais um estilo de jardim - O jardim Inglês






Dentre os diversos estilos de jardins, podemos falar um pouco do jardim Inglês.
Com formas e texturas rústicas, tem uma beleza única e um tom notável de rusticidade, ou seja, não percebemos que o jardim sofreu qualquer ação pelos homens.

Podemos dizer que Lancelot Capability Brown, foi o pai dos jardins Ingleses, nascido na Inglaterra, trabalhou para a Aristocracia, e dizia que seus jardins tinham Capability = capacidade e possibilidades.



O Jardim Inglês é considerado como uma revolução, um manifesto contra os padrões rígidos e simétricos de outros estilos. Ele valoriza a paisagem natural, com formas curvas e arredondas tanto no relevo, como nos caminhos e na construção dos maciços e bosques.

Neste estilo é fundamental a utilização de gramados extensos, com amplas alamedas. O parque não pode ser totalmente plano e as ondulações do terreno devem ser valorizadas. Formas geométricas ou retas não são permitidas.
Jardim Inglês

As árvores e arbustos são muitas vezes dispostas de acordo com o porte e a coloração, o que não impede a mistura ou a utilização isolada. As plantas floríferas e perfumadas de pequeno porte podem compor grandes e sinuosos maciços em meio ao gramado. Plantas que exigem muita manutenção e reformas, assim como arbustos topiados são proibidos.

Outros componentes são bem vindos neste jardim, acrescentando charme e naturalidade, como árvores mortas, rochedos e pequenas colinas, contrução de ruínas, clareiras, lagos, riachos, quiosques, etc. Devemos ter a sensação de andar por um bosque antigo e natural, com pouca ou nenhuma intervenção do homem.

Um marco nos jardins Ingleses, é o estilo "Cottage", ou aquele em que costumamos falar que parece com a casa da vovó.Percebemos que não houveram muitas intervenções humanas ali.E se tiveram, ocorreram alguns aglomerados de plantas, sendo que temos vários conjuntos, que aparentam ter dominado a região, e a clara sensação de naturalidade.




Nosso maior exemplo de jardim Inglês no Brasil, com verdadeiros traços Ingleses, é o jardim da ESALQ - USP - PIRACICABA



Temos abaixo algumas sugestões de Plantas que ficam bem no nosso clima:

* Árvores Nativas
* Plantas Esculturais
* Arbustos
* Grama-são-carlos
* Grama-preta
* Pinheiros
* Gerânio
* Jasmin
* Sálvia-vermelha
* Margaridas
* Lavanda
* Maria-sem-vergonha
* Ninféias
* Vitória-régia

Nenhum comentário:

Postar um comentário