Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mais um estilo de jardim - O jardim Inglês






Dentre os diversos estilos de jardins, podemos falar um pouco do jardim Inglês.
Com formas e texturas rústicas, tem uma beleza única e um tom notável de rusticidade, ou seja, não percebemos que o jardim sofreu qualquer ação pelos homens.

Podemos dizer que Lancelot Capability Brown, foi o pai dos jardins Ingleses, nascido na Inglaterra, trabalhou para a Aristocracia, e dizia que seus jardins tinham Capability = capacidade e possibilidades.



O Jardim Inglês é considerado como uma revolução, um manifesto contra os padrões rígidos e simétricos de outros estilos. Ele valoriza a paisagem natural, com formas curvas e arredondas tanto no relevo, como nos caminhos e na construção dos maciços e bosques.

Neste estilo é fundamental a utilização de gramados extensos, com amplas alamedas. O parque não pode ser totalmente plano e as ondulações do terreno devem ser valorizadas. Formas geométricas ou retas não são permitidas.
Jardim Inglês

As árvores e arbustos são muitas vezes dispostas de acordo com o porte e a coloração, o que não impede a mistura ou a utilização isolada. As plantas floríferas e perfumadas de pequeno porte podem compor grandes e sinuosos maciços em meio ao gramado. Plantas que exigem muita manutenção e reformas, assim como arbustos topiados são proibidos.

Outros componentes são bem vindos neste jardim, acrescentando charme e naturalidade, como árvores mortas, rochedos e pequenas colinas, contrução de ruínas, clareiras, lagos, riachos, quiosques, etc. Devemos ter a sensação de andar por um bosque antigo e natural, com pouca ou nenhuma intervenção do homem.

Um marco nos jardins Ingleses, é o estilo "Cottage", ou aquele em que costumamos falar que parece com a casa da vovó.Percebemos que não houveram muitas intervenções humanas ali.E se tiveram, ocorreram alguns aglomerados de plantas, sendo que temos vários conjuntos, que aparentam ter dominado a região, e a clara sensação de naturalidade.




Nosso maior exemplo de jardim Inglês no Brasil, com verdadeiros traços Ingleses, é o jardim da ESALQ - USP - PIRACICABA



Temos abaixo algumas sugestões de Plantas que ficam bem no nosso clima:

* Árvores Nativas
* Plantas Esculturais
* Arbustos
* Grama-são-carlos
* Grama-preta
* Pinheiros
* Gerânio
* Jasmin
* Sálvia-vermelha
* Margaridas
* Lavanda
* Maria-sem-vergonha
* Ninféias
* Vitória-régia

Um comentário:

  1. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir