Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Feng Shui no Paisagismo

Muitos clientes, amigos e simpatizantes com o Paisagismo nos questionam muito sobre o Feng Shui e seu uso no Paisagismo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Feng Shui (IBFS) temos a seguinte definição:
_"Feng Shui, ou Kan Yu, é uma arte de harmonização energética chinesa que busca organizar os nossos espaços dentro de uma visão interativa. Esta arte busca integrar o ser humano à Natureza, à Terra e ao Céu. Sua prática associada ao Chi Kung e ao Tai Chi Chuan elevam a Consciência do Ser Humano trazendo mais saúde e prosperidade.

O Feng Shui surgiu na China há aproximadamente 4.000 anos e significa literalmente Vento-Água. As pronúncias mais usadas são: Fong Suei, Fong Chóe e Fan Sui. Sua aplicação inicial Yin Zhai e Yang Zhai se destinou à identificação de posicionamento mais adequado aos túmulos dos imperadores. Os estudos de Feng Shui como os de Tai Chi Chuan, na China, desenvolveram-se a partir de técnicas ancestrais e foram difundidos através de tradições familiares, sendo passados também de mestre para discípulo diretamente.
O Feng Shui não se inspirou na obra de uma só pessoa, mas em uma tradição e conhecimentos acumulados durante milênios."A condição humana é sempre fruto e resultado do desenvolvimento de uma relação tanto com a Terra quanto com o Céu. O Homem ergueu seu olhar para o Céu e começou a perceber a relação entre os movimentos das estrelas e os fenômenos que se passavam na Terra, transformando o caos do simples "vir a ser" na visão integrada de um calendário. Foi possível extrair ordem do que aparentava desordem e essa é a função da inteligência."
Gustavo Corrêa Pinto
                                                           
                         (Retirado do site http://www.fengshuibrasil.com.br/html/fengshui.htm)

Abaixo selecionamos um vídeo interessante mostrando mais sobre o uso do Feng Shui na prática




No Paisagismo, o Feng Shui visa harmonizar o ambiente, renovam o ar e ainda trazer energia positiva para o interior dos ambientes. 
Quando cultivamos plantas em nossas casas, trazemos mais vitalidade, pureza, paz, felicidade e até mesmo prosperidade ao ambiente. 
 Algumas sugestões de espécies são: 


                                                 Árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa)



Planta dinheiro  (Pachira aquatica)







                                                       Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)



Para maiores informações sobre Feng Shui, visitem:
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/12/1401-paisagismo-feng-shui  e
http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=935&action=read




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paisagismo e Ecologia

A ecologia é muito importante para o conceito de Paisagismo.
Ecologia  é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição.As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego"oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
Pensando nesses conceitos, temos em mente que nosso planeta é a nossa casa, logo devemos cuidar dele como um todo, e o Paisagismo nos oferece recursos para vivermos melhor, principalmente nos Meios Urbanos e nas Grandes Metrópoles.



Os jardins e as áreas verdes são muito importantes para o meio ambiente como um todo,não só para os seres humanos, como também para os animais e os insetos.Muitas vezes pensamos que a Ecologia e o Paisagismo não estão diretamente relacionados, mas ambos possuem uma relação, pois são muitos seres vivos que dependem da Natureza e de ambientes mais verdes e que imitem os naturais para viverem.
Não é só uma questão de estética ter um jardim ou uma área mais verde em casa, mas uma questão de conscientização para com o nosso planeta.